top of page
Buscar
  • Ana Paula Patussi

O problema com orçamentos por m²


Na nossa profissão, a prática mais simplista e também a mais comum no mercado para solicitação de orçamentos é o "preço do metro quadrado". Mas esse cálculo nem sempre é o ideal, nem para o cliente nem para o arquiteto.

Para o cliente, pois não retrata o valor real do trabalho a ser executado. Para o arquiteto, pois reduz o trabalho a uma simples unidade medida tocada pelo arquiteto.

O trabalho do arquiteto costuma fazer tanta diferença aos ambientes que toca, que muitos clientes não esperam tamanhas transformações em seus lares ou escritórios.

Como cada projeto é customizado para cada cliente, o que deve ser considerado para se chegar ao custo do projeto se refere também ao tipo de projeto que será realizado e tudo que será oferecido ao cliente.

Se cada projeto é único, com demandas exclusivas, deve-se a esse fato a dificuldade de se ter um orçamento padronizado para todos os projetos.

Além disso ainda, cada projeto específico terá seus custos específicos, personalizados. Isso pode incluir multi desenhos, levantamentos topográficos, fotos aéreas, etc... Todos esses devem ser levados em conta no momento da elaboração correta de um orçamento.

É necessário, acima de tudo, que o arquiteto entenda perfeitamente as necessidades que o cliente tem, para que o resultado final do projeto seja satisfatório, sem que haja sacrifício do seu trabalho em função de um preço menor. Como vários profissionais que prestam serviços e tem sua remuneração a partir do número de horas gastas na execução do trabalho, estas horas serão estimadas pelo profissional a partir do envolvimento com o projeto.

Além de conversar com o cliente para conhecer exatamente os desejos, o arquiteto deverá conhecer também o investimento disponível, olhará com atenção para todas as demandas, para pensar um projeto de arquitetura único com qualidade espacial, atendendo as questões de habitabilidade.

Realizar o planejamento, visualizar a planta ou até mesmo imagens de como ficará o seu projeto antes de pronto, é algo que o arquiteto fará quantas vezes forem necessárias até conseguir a sua aprovação. Fato este que também serve de balizador de projeto, considerando que quanto mais complexo o projeto, provavelmente aumentará o número de alterações a serem feitas até a finalização por completo do trabalho.

Então, considerando todos esses fatores, você consegue compreender por que o orçamento por metro quadrado de projeto nem sempre é o mais correto?

Para um orçamento preciso, é necessário que o arquiteto entenda a complexidade do seu projeto. Só assim você vai receber um orçamento adequado, já considerando os possíveis problemas e deslizes que podem ocorrer.

Se você está pensando em fazer um orçamento arquitetônico em breve, converse com a gente. Entre em contato por aqui e vamos conversar ;)

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page