top of page
Buscar
  • Ana Paula Patussi

11 dicas para o Home Office perfeito!


O post de hoje é pra ajudar os profissionais independentes que acompanham o nosso blog!

Na hora de montar um espaço de trabalho na sua casa, o ideal é reforçar os prós em se trabalhar em casa e fazer o possível para tirar de vista o que pode tirar o foco das tarefas, garantindo que a produtividade não seja prejudicada. Mas atenção: não é necessário transformar seu espaço de trabalho em um ambiente sem conforto e sem atrativos simplesmente para aumentar a produtividade – equilíbrio é necessário.

É importante separar um espaço da casa onde seja possível se isolar e ficar longe de qualquer distração, como pessoas, TV, sons, barulhos externos… O ideal é que haja um lugar na casa só para o escritório mas, se não for possível, defina de alguma maneira seu espaço, sua área de trabalho privativa.

Também é importante lembrar que o seu espaço de trabalho tem que ser a sua cara. Decore para você se sentir bem e cercado das coisas que gosta, isso vai te dar muito mais motivação.

Home Office // Crédito da foto: nkeppol // via VisualHunt

E agora, para facilitar a vida de quem faz home office, separamos 11 dicas bem práticas pra vocês.

1 - Não ouse demais

Na hora de montar um espaço de trabalho, é natural que o empreendedor queira um ambiente diferente dos demais. Mas é importante não ousar demais. Móveis cheios de curvas, como os vistos em revistas de design e redes sociais como o Pinterest, podem não ser funcionais. Uma cadeira toda descolada pode causar problemas na coluna só para chamar atenção demais.

"Quando há muitos estímulos visuais, o próprio ambiente pode ser o causador de distrações que diminuem a produtividade”

2 - Siga regras ergonômicas

O recomendado para qualquer home office é criar uma espécie de extensão da empresa em casa. Por isso, é muito importante ter uma estação de trabalho que seja ergonomicamente perfeita para você, evitando os males causados pela jornada de trabalho, como dores nos pés, na coluna e problemas visuais.

Alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de preparar seu home office, invista em uma cadeira office confortável e uma mesa de um tamanho adequado para poder escrever e digitar. A altura da cadeira deve permitir que seus pés estejam sempre apoiados no chão ou em um descanso para pés, posicione seu antebraço em posição paralela ao chão na hora de digitar e coloque o monitor de uma maneira em que seus olhos consigam ver toda a tela sem movimentos bruscos da cabeça.

3 - Abra espaço para a luz natural

Outra dica legal é aproveitar a iluminação natural, já que ela é ótima para o trabalho – e ainda é de graça! A luz do sol te ajuda a ficar mais desperto e disposto. Ela ativa endorfinas em seu cérebro, te deixando mais ativo.

E dependendo da vista, vale começar seu horário de descanso dando uma bela olhada pra fora. Na falta de uma ampla janela, providencie iluminação artificial adequada.

4 - Mas não esqueça das lâmpadas

A luz natural faz bem, mas provavelmente não será suficiente para iluminar seu escritório, todo o tempo. Além das luminárias no teto e paredes, tente colocar luminárias na sua mesa – essas luzes podem proporcionar brilho suficiente e ainda deixam o ambiente com um clima mais bonito.

A iluminação é um item fundamental para garantir conforto no trabalho, as luzes amarelas dão aquela sensação de aconchego e descanso, ao passo que luzes brancas são mais funcionais e ideais em espaços nos quais precisamos de mais atenção. Muitos projetos, no entanto, podem mesclar estas duas ideias a fim de trazer beleza e funcionalidade ao mesmo tempo.

5 - Organização é fundamental

Não é porque seu escritório é em casa que ele pode ser desorganizado. Use nichos, prateleiras e estantes a seu favor, colocando no lugar todos os objetos necessários para o dia a dia, além de dar aquele up com alguns itens decorativos. Deste modo, você consegue deixar o que precisa sempre à mão e o home office ficará super organizado.

Guarde papéis de forma inteligente – o armazenamento de documentos é um dos principais problema de quem trabalha em casa, por conta da aversão das pessoas àqueles grandes armários de documentos, mas é um cuidado necessário.

6 - Crie um “espaço de conforto”

Trabalhar por muito tempo sem uma parada é prejudicial à saúde e à própria produtividade. É necessário parar para readquirir a concentração do começo do expediente. Na hora de descansar, prepare um lugar confortável. Tudo depende de espaço, claro, mas uma poltrona estofada, um travesseiro e uma luz mais fraca podem fazer a pausa valer muito mais a pena.

7 - Tenha uma plantinha perto de você

Uma planta é a decoração perfeita para o seu home office, já que ela traz para a sua casa algo que está lá fora. Além disso, ela não chama atenção o bastante para tirar a concentração. Outra vantagem das plantas é que é possível deixá-las mais de dois dias sem água. Em outras palavras, você não precisa nem chegar perto do seu home office aos fins de semana.

8 - Tire da sua vista coisas que te incomodavam no seu emprego

Impressoras, post-post-ias excessivos ou o toque incessante do telefone. Trabalhar em casa tem que ser mais legal do que trabalhar fora, então é importante tirar de vista o que pode te deixar para baixo. E isso não significa que esses itens são proibidos no seu home office. Só significa que eles não precisam estar do seu lado, o tempo todo.

9 - Mantenha tudo o que você precisa perto de você

Lembre-se das distrações que a sua casa pode proporcionar. A TV; sua namorada ou namorado; comida; seu animal de estimação. Tudo isso é ótimo, mas deixe-os para a hora do descanso. Se toda vez que você precisar de caneta, tesoura, grampeador, papel ou uma bebida, você precisar atravessar todas essas “tentações”, é provável que você perca muito tempo. Então mantenha o que você precisa ao alcance da sua mão. Se possível, considere até a ideia de ter um frigobar no seu escritório.

Mas há exceções, claro. Por exemplo, almoçar na mesa de trabalho não é o mais recomendado. Como já falamos, é necessário se afastar do trabalho de tempos em tempos.

10 - Atenção às tomadas

Nada pior que um monte de fios aparecendo, extensões, conectores e outras gambiarras para fazer toda parafernália tecnológica de seu home office funcionar. Aliás, isso é até perigoso. Computador, luminária, telefone fixo, modem da internet e lugar para carregar o celular: essa conta já somou 5 tomadas. Sem falar em impressora e outros aparelhos que muita gente usa no escritório. As vezes vale à pena fazer uma reforminha nas instalações elétricas e instalar um bom número de tomadas na parede de seu home office.

11 - Espaço arejado

Falamos em privacidade, mas não em enclausuramento... Evite locais pequenos demais, sem janelas e atravancados de tantas coisas. Você precisa de espaço para seu corpo e sua mente se soltarem.

Na nossa opinião, essas são as principais dicas pra quem trabalha em casa. Se você tiver mais alguma que nos deixamos de fora, pode deixar aqui nos comentários também.

E agora, a versão simplificada de tudo que falamos aqui.Um pequeno checklist pra ajudar!

  1. Escolha um espaço que garanta privacidade

  2. Não economize nas tomadas

  3. Confira sua personalidade ao local

  4. Dê preferência por muita luz, natural, se possível

  5. Mantenha seu home office organizado

  6. Garanta espaço suficiente para trabalhar com liberdade

  7. Tenha uma cadeira muito confortável

E por fim, se quiser desenvolver um projeto de Home Office conosco, é só entrar em contato. Vai ser um prazer conversar sobre as tuas necessidades!

Até a próxima.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page