top of page
Buscar
  • Ana Paula Patussi

Arquitetura Corporativa: os benefícios de um projeto bem feito


Cada vez mais, empresas e companhias reconhecem o valor de investir em inteligência para Arquitetura Corporativa. O assunto tem ocupado um papel importantíssimo dentro das empresas na reorganização e melhoria dos espaços de trabalho, com layouts mais modernos, que facilitem a rotina das empresas. E além disso, esse tipo de projeto é pensado sem perder de vista o uso da tecnologia e a preocupação com a manutenção e com os custos envolvidos na obra.

É por meio da arquitetura corporativa que se torna possível transformar qualquer espaço em um ambiente de trabalho agradável e que atenda as demandas de cada cliente e cada usuário, não importando se a empresa é de grande, médio ou pequeno porte.

Projeto Realizado para Hercosul - Arquitetura Corporativa

Trabalho realizado em parceria com a Hercosul - projeto completo aqui.

Os benefícios trazidos começam no aumento da produtividade, gerado por um ambiente mais feliz de trabalho, nunca esquecendo do conforto dos usuários através da criação de espaços dinâmicos que contemplem um bom projeto luminotécnico, móveis ergonômicos, divisórias com acústica eficientes, boa acessibilidade, e sempre atendendo as normas vigentes. Inclusive numa pesquisa breve, é possível achar inúmeras provas que a iluminação, por exemplo, já faz uma diferença enorme para a equipe.

Uma pesquisa de 2014, feita pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, demonstrou que funcionários felizes produzem mais, contribuindo significativamente para o crescimento da empresa. Por isso, investir em um bom projeto de arquitetura corporativa pode ser um ótimo passo para ajudar a sua empresa a crescer e aparecer.

É essencial levar em consideração que um trabalhador passa, em média, um terço de seu dia e, no mínimo, cinco dias por semana, no local de trabalho. Em função disso, espera-se um escritório bem planejado, confortável, bonito, agradável e com espaços livres para circulação, contribuindo para a diminuição do nível de estresse das pessoas que o habitam diariamente, deixando todos mais dispostos, produtivos e alegres.

Os benefícios da arquitetura corporativa não estão ligados apenas no aumento do lucro da empresa ou em parecer atraente para os clientes, mas também na melhoria do bem estar de cada funcionário. Com mesas e cadeiras ergonômicas, espaços suficientes para armazenamento de materiais e um local de trabalho limpo e organizado, a melhoria no rendimento do trabalho de cada funcionário acontece naturalmente.

Um bom projeto de arquitetura corporativa também ajudará a empresa a economizar dinheiro a longo prazo. Isso acontece principalmente porque tornará o espaço energeticamente mais eficiente, com a escolha de revestimentos, cortinas e persianas adequadas, criando um isolamento térmico adequado e melhorando o aproveitamento da luz natural.

É fundamental estabelecer uma sintonia entre imagem que a empresa pretende passar aos seus clientes e funcionários, e o seu espaço físico. É possível expressar o conceito da instituição, a qualidade dos produtos e serviços além de mostrar a importância do relacionamento com seus clientes e colaboradores através do ambiente.

O projeto deve estar alinhado com a missão, a filosofia e a identidade visual da empresa.

E recapitulando, um bom projeto de Arquitetura Corporativa vai:

Melhorar a ergonomia.

Arquitetura corporativa não pensa apenas no projeto da construção do espaço, mas também no usuário. Considerar o tipo de mesas adequado a atividade, a altura, as cadeiras e outros itens pode facilitar o dia a dia dos funcionários. Isso evita lesões de trabalho e outras questões que possam interferir na saúde dos trabalhadores.

Facilitar a rotina do negócio e reduzir custos.

Um bom projeto melhora a organização da empresa, dos seus processos e a comunicação entre os setores essenciais.

Facilitar a comunicação e a socialização entre os funcionários.

Se a sua empresa valoriza relações interpessoais, um projeto arquitetônico poderá ajudar a deixar os seus funcionários em contato, favorecendo a comunicação e as boas ideias.

Maximizar o conforto.

Espaços projetados para determinadas funções melhoram o conforto, deixando os colaboradores mais à vontade, sem incômodos, como excesso de luz ou de problemas com a temperatura, por exemplo. Tudo ajuda a aumentar a produtividade.

Aplicar uma identidade ao ambiente.

Que tal transmitir os valores e a essência do seu negócio para o seu projeto arquitetônico? Com a arquitetura corporativa é possível criar espaços que ajudem a transmitir o que é a sua marca e como ela se comporta diante do mercado. Isso vai imprimir mais identidade ao seu espaço de trabalho.

Quer marcar um café conosco pra entender melhor nosso trabalho com Arquitetura Corporativa? Clique aqui e entre em contato.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page