top of page
Buscar
  • Fátima Dresch

Comprei uma Suculenta. E agora?


Eu me apaixonei por suculentas lá em 2010 quando comprei minha primeira muda e resolvi investir tempo para estudar os cuidados necessários e peculiaridades de cada espécie que eu adquiria. Hoje tenho uma coleção considerável e auxilio alguns amigos que tem dúvidas com cuidados e transplante. Esse texto tem a intenção de compartilhar um pouco dessa paixão e da minha experiência baseada em leitura, tentativa, erro e muita observação, com vocês 💛

Você já deve ter escutado por aí aquela velha história que caracteriza as suculentas como facílimas de cuidar, que quase nunca precisam de água, que podem ficar em todos os ambientes e são praticamente imortais. Essa história não está bem contada!

Suculentas precisam de cuidados específicos e principalmente observação frequente. Mas calma: também não se tratam de grandes mistérios e muito menos algo que vai tirar horas e horas do seu dia.

Para esse tutorial eu fiz o transplante de duas suculentas: uma aloe distans e uma echeveria orion; para exemplificar dois tipos diferentes de desenvolvimento de suculenta e, portanto, diferentes necessidades de cultivo.

Quando transplantamos suculentas devemos observar a forma que a planta se desenvolve e ocupa o espaço no vasinho. Plantas que produzem muitos filhotes ou mudas, como a aloe distans, necessitam de vasos com maior área de superfície; plantas como a echeveria orion podem ser cultivadas em vasos menores e mais profundos. Os vasinhos devem ser furados para que o substrato se mantenha bem drenado. Aconselho o uso de um pedaço de manta têxtil, que pode ser encontrada em qualquer floricultura, para evitar a perda de substrato pelos furos.

É importante entender que cada planta terá necessidades diferentes dependendo do ambiente que ela está, portanto sempre devemos observar seu desenvolvimento com cuidado e essa pode ser uma tarefa terapêutica 😊.

Recomenda-se que o transplante seja feito uma vez por ano, seja para aumentar o vasinho ou para renovar o substrato.

O substrato ideal para suculentas é composto por duas partes de terra vegetal e uma parte de areia que pode ser substituída por vermiculita. A vermiculita é um mineral leve que impede que a terra fique compactada e pode ser encontrada em floriculturas e casas de construção.

As suculentas precisam de um solo bem drenado, porém úmido. Por isso a montagem do vaso é tão importante para que a drenagem funcione e o substrato não fique compactado. Os pedriscos superiores que costumamos ver nos vasinhos fazem o papel de escudo para a rega, evitando a compactação do solo e ajudando a manter a terra úmida. Eu costumo ter o cuidado de usar pedriscos com cores mais naturais e com tamanhos que respeitem a proporção da planta, mas isso é questão de gosto 😊.

Materiais necessários:

  • Vasinhos com furo (Podem ser de plástico, cerâmica ou cimento);

  • Manta geotêxtil;

  • Terra vegetal;

  • Areia de construção;

  • Vermiculita;

  • Pedriscos de granulação proporcional a planta;

  • Utensílios de jardinagem;

Passo 1

Com cuidado, solte as raízes da planta que será transplantada e a tire do vasinho que ela está. Observe bem o desenvolvimento das raízes e a possível existência de fungos nas raízes e base da planta;

Passo 2

Prepare o vasinho para o qual a planta será transplantada utilizando um recorte da manta geotêxtil no fundo. Coloque uma camada de 1cm de pedrisco por baixo e em seguida uma camada de 2cm de areia de construção;

Passo 3

Faça a mistura do substrato com duas partes de terra vegetal e uma parte de vermiculita. Coloque a mistura no vaso, prevendo espaço para a muda e suas raízes. Você pode ajeitar a terra com as mãos, prensando-a contra o vaso para que as raízes se acomodem melhor;

Passo 4

Ajuste a planta no substrato centralizando-a no vasinho e tomando cuidado para que todas as raízes fiquem enterradas. Pressione o substrato levemente, lembrando que a terra não deve ser compactada. A planta ficará mais firme conforme as raízes vão crescendo e tomando conta do espaço novo.

Passo 5

Cubra a superfície do substrato com os pedriscos e ajeite eles na base da planta. O ideal é que a terra não fique visível.

É importante lembrar que...

A próxima rega só deve ser feita uma semana após o plantio, pois as raízes e a planta podem estar machucadas do manuseio e mais propensas a infestação de pragas e fungos.

Ao final, você terá suculentas lindas e saudáveis, como as da foto acima 😊

Eu espero que vocês tenham gostado desse post também, um pouco diferente dos que costumamos postar aqui no blog, e consigam dar utilidade a essas informações que compilei com muito carinho.

Caso você tenha interesse em mais posts sobre o assunto, não deixe de nos escrever.

Dúvidas ou sugestões são sempre bem-vindas!

Um beijo ;*

183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page