top of page
Buscar
  • Martin Patz

Uso de cores nos nossos projetos autorais.


Estou aqui mais uma vez para falar sobre cor, mas com uma abordagem diferente do último post sobre o assunto, que se você não leu, pode conferir clicando aqui. Hoje vamos tratar de uma forma mais visual e mais prática os princípios que já compartilhamos anteriormente.

Quando pensamos um ambiente e temos um foco de cor definido para aquele espaço, o conceito de cores complementares, meio complementares ou outras combinações, deve-se ter alguns cuidados.

Pra exemplificar, o vermelho e verde são cores complementares, ficarão harmoniosas numa composição. Mas em uma sala, não vamos simplesmente aplicar o vermelho em uma das paredes e colocar poltronas verdes. Um ambiente assim ficará gritante demais. Podemos então ter uma cor em destaque e outra atenuada, complementando uma a outra.

Pra você entender um pouco melhor, vamos analisar alguns dos nossos projetos e quais as diretrizes que orientaram o uso de cor nesses espaços desenvolvidos aqui no Studio Alfa.

Residência InCB

A escolha para essa sala se deu através da combinação de cores meio complementares, orientada pelo azul, laranja e vermelho.

Assim a composição ficou com um painel de TV em azul, contrastando com tons marrons presentes nas banquetas, painel amadeirado com nichos, sofá, para fechar um aparador num vermelho que se destaca no ambiente.

Loja DNLxgl

Nessa imagem acima, temos o azul em tons análogos, o marrom está presente pontualmente em diversos objetos da decoração, criando uma ótima composição. O branco aqui é utilizado para contrastar com todo o destaque que o azul traz ao ambiente.

Loja DNLxgl

E por fim, esse dormitório de casal é dominado pelos tons neutros da madeira, compondo com alguns objetos pontuais de decoração que estão em tons de marrom, partindo da combinação de cores análogas. O branco e preto entram na composição contrastando com o mobiliário, o conjunto fica sofisticado e com sensação de espaço acolhedor.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Quer redecorar a sua casa? Entra em contato com a gente por aqui. E se gostou do conteúdo, deixa um comentário e assina nossa newsletter. É só clicar no botão abaixo ;)

55 visualizações0 comentário
bottom of page