top of page
Buscar
  • Ana Paula Patussi

O Manifesto da Isaloni 2018


Já falamos em linhas gerais sobre as novidades da Isaloni 2018, que você pode ler aqui. Uma novidade não mencionada naquele texto foi o manifesto, que foi lançado com o objetivo de retomar a real intenção da feira e ajudar o evento a manter-se na liderança como feira de negócios e tendências de design.

O manifesto faz uma crítica dura a atmosfera fria do mundo dos negócios que vinha dominando a ambiente da feira nos últimos anos, retomando a posição do salão como um espaço de convergência de pessoas que trocam conhecimento, um espaço de inovação. Se quiser conhecer a versão original antes de continuar, pode clicar aqui.

A reflexão inicia com a pergunta: porque o salão do móvel não é apenas uma feira?

O salão é um sistema de conexões, criatividade e inovação. É uma semana que leva a Milão mais de trezentas mil pessoas, entre empreendedores, jornalistas, intelectuais, designers, arquitetos, críticos e profissionais que trabalham com o culto ao belo.

O Salão não é apenas uma simples feira, é uma experiência global. Todos querem estar no Salão, ter contato com quem cria, inova, produz e compra. Disso nasce uma poderosa cadeia virtuosa de design – produto – qualidade – inovação – valor.

A qualidade que mais chama atenção entre as empresas participantes do Salão é a sustentabilidade intrínseca no negócio. Com o controle de todos os fatores do processo produtivo, do desenho ao desenvolvimento industrial, do plano econômico ao processo de marketing e comunicação até o serviço de pós venda,

O design sustentável é um novo modo de fazer produtos que deve considerar o produto de natureza eterna. Objetos icônicos com a necessidade da possibilidade de reuso. Um design que incorpora princípios da economia local, que considera as questões ambientais, que pensa no objeto além dos aspectos funcionais e seus processos de compartilhamento e reutilização.

Fazer design hoje impõe pensar no amanhã.

Sustentabilidade, não apenas nos materiais utilizados, mas também na escolha dos processos produtivos, mantendo os certificados de qualidade e, acima de tudo, um design perene que sobreviverá ao tempo.

O salão do móvel faz uma reflexão, olhando para o futuro. É onde devemos achar novas maneiras de fazer design e arquitetura, um novo modo de pensar e fazer projeto. Um design que vai além das coisas e considere as pessoas, as suas necessidades.... Um mundo que se envolve e procura novos significados, com a beleza e a emoção das pequenas coisas cotidianas.

Essa foi a provocação intensa do Isaloni deste ano. Voltei com a cabeça borbulhando essas perguntas todas.

Vamos continuar falando sobre a Isaloni e continuar colocando nossos pensamentos aqui no blog.

Se você tiver qualquer dúvida, só comentar aqui embaixo ;)

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page