Durante toda a semana passada eu estive em Milão para acompanhar a Isaloni, maior evento de design do mundo, respira-se design em todos os cantos da cidade. A ideia desse post é mostrar um pouquinho do que eu vi por lá para vocês.
A feira toda foi pautada pela busca de uma relação harmoniosa entre o habitar e a natureza. O que isso significa? Significa que, por centenas de anos, nós tentamos dominar a natureza e usar ela a nosso agrado. Agora, reconhecemos os problemas desses abusos e buscamos trazer a natureza para os nossos lares de maneira mais harmoniosa.
Com mais respeito ao meio ambiente, arquitetos e designers do mundo inteiro buscam usar a natureza de maneira mais reverente em seus projetos pessoais (casas e escritórios) ou urbanísticos (parques, praças e ruas).
Essa pauta levanta o debate do controle do clima, também. Cada vez mais, nós arquitetos, precisamos nos preocupar com o aquecimento global. Pensando no reaproveitamento de energia bem como a geração de energias limpas, mas é um debate de consciência que está acontecendo.
A preocupação com o futuro da habitação aparece também nos designs de móveis, através da multifuncionalidade. Sabemos que no futuro, o espaço será limitado e precisamos nos adequar a esse novo mundo.
E como vocês podem ver na galeria abaixo, todos esses debates aparecem nas cores vistas pela feira, com uma paleta mais verde e terrosa.
O Edu (do canal DOEDU) fez uns vlogs bem interessantes também, caso alguém queira dar uma olhadinha.
E se tiver qualquer coisa pra acrescentar (ou perguntar), só chamar :)