top of page
Buscar
  • Ana Paula Patussi

Como criar um projeto para terrenos irregulares ou acidentados.


Já estamos trabalhando aqui em Ivoti há mais de 5 anos e sabemos que pensar num projeto por aqui apresenta algumas particularidades. Uma delas é a quantidade de terrenos acidentados disponíveis na região.

Independente de o terreno ser em aclive, declive ou até um misto dos dois, é essencial avaliar bem as opções. A movimentação de terra geralmente é inevitável, mas ela pode ser menos custosa e volumosa, de acordo com o tipo de projeto que for adotado.

Como arquitetos, temos várias alternativas para a implantação de projetos em terrenos acidentados. Claro que é indispensável estudar cada possibilidade para que o projeto se encaixe da melhor maneira possível no terreno, oferecendo segurança, economia de recursos e, claro, um visual agradável.

Projeto IvOP

Nesses terrenos, há sempre duas alternativas projetuais, sendo a primeira, fazer o nivelamento do terreno.

Sempre que falamos de nivelamento é preciso considerar que há dois tipos de nivelamento: um que tiramos terra e outro que colocamos terra. No primeiro caso a situação é a mais simples, pois afinal basta retirar a terra necessária para a construção.

Já o segundo caso é mais complicado. Colocar terra no terreno gera a necessidade de um muro de arrimo ou de sustentação. Em casos assim, se a inclinação for muito acentuada, o custo para construção do muro e posteriormente colocação da terra pode encarecer muito a obra.

A segunda alternativa pra terrenos em desnível é considerar o declive/aclive do terreno já no projeto.

Terrenos com aclive possibilitam a concepção de projetos arquitetônicos incríveis, com designs variados, originando estruturas fantásticas em espaços considerados inóspitos. Isso acontece porque em superfícies assim, além de termos a possibilidade de criar diversos tipos de casas e fachadas de destaque, ainda ganhamos uma vista privilegiada para explorar.

Quando criamos para um terreno desnivelado, os projetos costumam ser mais elaborados, com 2 ou 3 níveis. Isso torna necessária a execução de um levantamento topográfico, possibilitando traçar as curvas do terreno e assim permitindo que o arquiteto possa aproveitá-las da melhor maneira possível.

Para obras em terrenos acidentados, mesmo que em obras pequenas, é importantíssimo fazer esse levantamento topográfico para ser ter a noção exata do espaço.

E claro: temos muitos outros pontos que devem ser considerados nas construções em terrenos acidentados. A fundação correta a ser utilizada, como será o tratamento do esgoto e também a movimentação de terra. E mesmo assim, no final das contas, a relação custo-benefício tem um resultado atraente.

Pra finalizar, vale dizer que terrenos em aclive ou declive costumam ser opções interessantes para quem está planejando construir uma casa por dois motivos: normalmente quando estão em lugares altos, os lotes oferecem uma vista privilegiada. Ou então, se estão em locais sem vista, acabam sendo vendidos por preços bem mais baixos.

A melhor alternativa quando o terreno tem grandes desníveis é um bom projeto, para aproveitar melhor o traçado natural e evitar grandes cortes de terra ou aterros.

 

Se ainda está procurando um terreno, nós recomendamos conversar um pouco com nossos amigos da Innovate Imóveis. Eles podem te ajudar a escolher o terreno certo.

E se já tiver o terreno perfeito, chame-nos e vamos pensar no projeto perfeito pro seu espaço.

#escolha #terreno #dúvida #terrenoirregular #terrenoacidentado #aclive #declive

1.201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page