top of page
Buscar
Martin Patz

Imperfeição como padrão estético


Em nossa presença na MóvelSul2018, participamos de uma palestra com Salvatore Figliuzzi, que trabalha com design de superfície há 30 anos. Numa palestra ótima, ele falou sobre o que seguirá como tendência no design mundial para os próximos anos e nós estamos compartilhando com vocês alguns dos principais pontos abordados.

Espero que gostem! ☺

A visão de Salvatore analisa o design sob um ponto de vista comportamental, fundamental para desenvolver produtos e serviços para a realidade das pessoas.

Por muito tempo, o design esteve focado em expressar perfeição. Tudo brilhava, tinha formas e acabamentos rígidos, industrial, artificial... Nesse caminho, acabou distanciando-se da realidade e do dia a dia das pessoas. Agora, o trabalho de Salvatore indica um futuro diferente.

Pra vocês entenderem esses novos caminhos, listei em tópicos os pontos mais interessantes da palestra, quando se trata das tendências de comportamento na área de arquitetura e design.

A beleza do concreto aparente e da construção artesanal

A tendência é assumir a característica artesanal da construção de um edifício. Mostrar a expressão dos materiais utilizados e fugir do praticado atualmente, que é deixar a conformação do concreto com um aspecto de superfície lisa.

Identidade da madeira natural

Os revestimentos criados vão abraçar a característica natural da madeira, com "falhas", desenhos não repetitivos, exibir os nós e veios que a madeira naturalmente tem. Atualmente os revestimentos amadeirados tem textura homogênea.

Desgaste natural nas superfícies

A tendência é assumir revestimentos que tenham aspecto despojado, fosco e com falhas. As superfícies não terão o aspecto limpo, brilhoso, espelhado. O chão, por sua característica natural, é desgastado devido ao uso.

Decoração é despojada

Os espaços decorados da nossa casa não tem nada perfeitamente posicionado. Logo, a mesa de jantar tem uma toalha que tem amassados, os talheres são dispostos de forma a servir as pessoas, mas sem grandes alinhamentos na composição das talheres e utensílios.

Reutilizar, compartilhar e repensar

Quanto aos diversos moveis, utensílios, dentro diversas outras coisas que adquirimos ao longo da vida, as pessoas estão cultivando um mindset de repensar o uso, compartilhar, vender ou reformar, assim assumindo esses itens nos interiores, sejam residenciais ou comerciais.

 

O mundo muda, as pessoas mudam junto. Arquitetura de verdade é criada pra refletir comportamento e por isso essas tendências aqui são tão importantes pra nós.

Se tiver interesse em conhecer nosso Studio melhor, entra em contato com a gente. Pra continuar recebendo nosso conteúdo, assina nossa newsletter ;)

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page