top of page
Buscar
  • Ana Paula Patussi

Por que Tapume de obra é importante?


As vezes é estranho pra nós falarmos isso, mas o uso de equipamentos de segurança é de suma importância para evitar acidentes no canteiro de obras. Sabemos que muita gente prefere "poupar" e não usar tapume, mas muitos dos incidentes que acabam acontecendo podem ser evitados se forem seguidas as normas e usados os equipamentos (coletivos e individuais) de proteção.

Photo credit: Sergio Fonseca on VisualHunt.com / CC BY-NC-ND

O canteiro de obras é um local de trabalho e, como tal, deve estar protegido da entrada de estranhos. Ele vai evitar a aproximação de curiosos e dar segurança a circulação de pessoas nos arredores da obra, já que eventualmente alguns detritos ou materiais podem cair das edificações, muitas vezes causando acidentes.

Com o uso do tapume também delimitamos o armazenamento dos materiais. Se negligenciado, isso pode acarretar numa série de transtornos. Desde acidentes e aborrecimentos com pedestres até multas (aplicadas pelas prefeituras) já que não é permitido estocar materiais de construção sob calçadas.

E claro, além de proteger os arredores da obra, o tapume também garante a segurança da própria obra, que costuma abrigar materiais e ferramentas de valor.

Inclusive, o uso de tapumes em obra é lei e normatizado pela NR 18 do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa lei estabelece que todas as construções devem ser protegidas por tapumes com altura mínima de 2,20m em relação ao nível do terreno, fixados de forma resistente, e isolando todo o canteiro.

Essa imagem aqui da matéria feita pela Equipe de Obra ajuda a mostrar como montar um tapume corretamente.

Como montar Tapume

Ah, e um último adendo: o tapume deve ser feito já na fase inicial da obra e só deve ser retirado ao final. Em todas as fases ele vai te dar mais segurança, vai diminuir o risco de transtornos e garantir uma obra (pelo menos um pouco) mais tranquila.

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, pode perguntar aqui nos comentários. Vai ser um prazer responder :)

Até a próxima.


359 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page